quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dia do Jornalista

Ooi!
Como eu sou apaixonada por Jornalismo,e quero ser uma grande Jornalista quando crescer,não podia deixar passar o Dia do Jornalista em branco né?O Dia do Jornalista foi ontem 29/01 então esse post está atrasado!Me desculpem!!!
Então,resumi o que colhi da Internet e trouxe para vocês verem,eu tipo vou fazer um dossiê quase completo sobre essa profissão!
Vamos começar com o:
Trabalho de Um Jornalista:
A atividade primária do jornalista,é a observação e a descrição,isso se chama reportagem.
"O quê?"-O fato ocorrido
"Quem?"-O personagem envolvido
"Quando?"-O momento do fato
"Onde?"-O local do fato
"Por quê?"-A causa do fato
O trabalho do jornalista é normalmente dividido em quatro etapas:pauta,apuração,redação e edição.
*Pauta:É a seleção dos assuntos que serão abordados.
*Apuração:É o processo de averiguar informações(dados,nomes,números etc.).
*Redação:É o "resumo" das informações apuradas em forma de texto verbal,pode resultar num texto para ser impresso em jornais,revistas,sites ou em voz alta,como rádio,TV e no cinema.
*Edição:É a finalização do material redigido,no jornalismo impresso(jornais e revistas),a edição consiste em revisar e cortar texto,de acordo com o espaço da impressão pré definido,já no rádiojornalismo,significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução,e no telejornalismo adiciona imagens em movimento.

Mídias e Veículos de Imprensa:
Impresso:Jornais e Revistas(os meu preferidos,mas respeito os outros veículos.).
Digital:Portais,Websites,Revistas em CD-ROM,Boletins por e-mail,Vídeos para Sites.
Televisão:Emissoras e Redes de TV.

Tipos de Texto Jornalístico:
Matéria:Todo o texto jornalístico,descrição do título.
Entrevista:É texto em forma de perguntas feitas pelo repórter e respondidas pelo entrevistado.
Artigo:Geralmente escrito por colaboradores ou personalidades convidadas(não jornalistas).
Nota:Texto curto sobre algum fato que seja de relevância noticiosa.
Chamada:Texto muito curto na primeira página ou capa,que fala sobre alguma matéria nas páginas interiores.
Quer saber mais detalhes,detalhados sobre essa profissão
Salário:
De ínicio o jornalista recebe R$1.940(5 horas diárias em jornais e revistas da capital);
R$2.196(acessoria de imprensa na capital).
Um filme que amo muito e que é o meu preferido,e eu acho que tem a ver com a profissão de Jornalista,é o glamouroso "O Diabo Veste Prada",meninas,eu simplesmente amo esse filme!!!Tem á ver com o que eu quero trabalhar ou seja:Jornalismo de Moda,sonho em um dia ser Editora-Chefe de Moda de uma revista!!!
Enfim meninas....espero que tenham gostado do post,porque me dediquei a ele!
Se quer saber detalhes,mais detalhados é só pesquisar no Google,a palavra JORNALISMO!
Se esqueci de alguma coisa,pode me falar!Beijos!

3 comentários:

  1. Achei super bacana, não sabia muito da parte jornalista, mas sempre admirei a profissão, acho super legal :3 Achei o post bem completo, pra mim não faltou nada, também acho incrível o filme O Diabo Veste Prada, é muito divo <3

    { http://closet-teen.blogspot.com }

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana seu post, como quero ser jornalista, me ajudou bastante :)
    Seguindo.

    Beijos :*
    pequena-julieta.blogspot.com
    NOVO POST ^^

    ResponderExcluir
  3. Achei super maneiro. Sempre admirei esta profissão, até pensei em ser jornalista um dia, hehe. É super legal *--*
    Adorei seu blog! Já estou seguindo, retribui? Meu cantinho é novo, o criei ontem, tê-la no blog seria ótimo! Um beijão!
    http://imateenagergirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar!
Aqui estão algumas regrinhas:

*Se tem um blog,deixe o link para que eu possa retribuir a visita e seguir.
*Não serão aceitos os comentários:"Seguindo,segue de volta?" e "Segue que eu sigo de volta" pelo menos faça um comentário sobre o post,se é legal,ou achou interessante.
*Aceito críticas boas e ruins.
*Não me xingue,e não xingue outra pessoa.
*Aceito afiliados.

E novamente obrigada por comentar!